Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Carta Ecumênica Sobre As Eleições 2012

Pr Djalma Torres


Em 07 de outubro próximo o país vai se mobilizar para a eleição de  prefeitos e vereadores. Na Bahia vão ser eleitos prefeitos, vices e vereadores para os 417 municípios do Estado.  Em Salvador vão ser eleitos o Prefeito, o Vice-Prefeito e 43 vereadores.  Estão disputando as eleições 6 candidatos à Prefeito, com os seus respectivos vices e mais de mil e duzentos  candidatos fazem campanha para a Câmara Municipal da Cidade.
O CEBIC – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs, o CEPESC- Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão e a CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço, juntos com outras igrejas, entidades, organizações e pessoas, preocupados com a situação política, econômica, social, cultural, ambiental e religiosa de Salvador, conscientes da importância deste momento político brasileiro, vêm apresentar aos candidatos e a sociedade baiana, algumas considerações que consideram fundamentais para o exercício da função públicas política em Salvador e no Estado da Bahia.
Salvador e as cidades da região metropolitana possuem uma população superior a 3 milhões de pessoas que hoje vivem o drama da falta de uma política eficiente de transporte, com engarrafamentos constantes e desastrosos, responsáveis pelo desconforto e  mal-estar diário a todos e todas que se deslocam pela cidade. Nessa multidão há trabalhadores, homens e mulheres, jovens, idosos e pessoas com necessidades especiais, que sofrem para cumprir horários e realizar tarefas diariamente.
Em Salvador há uma considerável parcela da população empobrecida,  sem emprego; há centenas de moradores de rua, de mendigos, muitos dos quais vivem como párias, perambulando pelas ruas da Cidade, comendo restos de comida nos  lixos dos condomínios, como bichos. 
Salvador e as cidades que a cercam – não é exclusividade delas - vêm se tornando focos de assaltos, roubos e assassinatos, causando medo e angústia em sua população, carente de segurança, sobretudo àquela parcela mais desprotegida e mais vulnerável pela pobreza e sofrimento em que vivem.
Salvador e cidades do recôncavo possuem um acervo patrimonial histórico, cultural e religioso que vem sendo depredado criminosamente, muitas vezes com a conivência de pessoas e autoridades que deveriam zelar pela sua preservação.
Salvador vem sendo violentada em nível insuportável. Suas ruas, calçadas, seus rios e matas estão sendo dizimados por uma crescente expansão do capital imobiliário, com prejuízos incalculáveis para a sustentabilidade ambiental.   O clamor dos que amam a Cidade e lutam pela preservação do seu patrimônio é sufocado pela insensibilidade dos seus governantes.
Salvador e várias cidades da Bahia são depositárias de uma pluralidade religiosa e cultural que vem sendo alvo de intolerância, sem que sejam tomadas as devidas providências por parte dos órgãos e entidades públicas responsáveis pela garantia constitucional de respeito e convivência com a pluralidade religiosa. Em alguns casos, ao contrário, a intolerância é perpetrada com o consentimento dos responsáveis pelo combate a tais crimes. 
Salvador, efetivamente, mais do que uma gestão administrativa, - Prefeitura e Câmara de Vereadores - precisa de líderes políticos éticos, comprometidos e sensíveis, que possam ter sobre ela um olhar sagrado, de valorização do seu patrimônio, de cultivo de sua história, de preservação dos seus valores e de cuidado com a dignidade da vida humana. 
É com esta preocupação que esta Carta é elaborada. Os que a assinam esperam que haja por parte dos que forem eleitos em outubro próximo, a sensibilidade  para  o exercício de um mandato político voltado para o bem-estar da Cidade e da melhoria da qualidade de vida de sua população.

Salvador, agosto de 2012

CEBIC – Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs:
Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil   
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil                                                                                               
Igreja Batista Nazareth
Igreja Católica Apostólica Independente     
Igreja da Trindade
Igreja Evangélica Antioquia
Fórum Inter-Religioso de Saúde do Recôncavo

CEPESC – Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão
Fraternidade de Igrejas e Comunidades Religiosas do Brasil

CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço
Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
Aliança de Batistas do Brasil