Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

quarta-feira, 29 de maio de 2013

JUVENTUDE E RELIGIÃO


       

 Pr. Djalma Torres

Quero começar com uma consideração que julgo necessária nesta oportunidade. O enfoque do meu trabalho pastoral e teológico há algum tempo vem sendo o movimento ecumênico e o diálogo inter-religioso. O tema juventude está presente, mas não tem sido a minha preocupação por excelência. Ele é mais uma preocupação sócio-pastoral do que teológica.
Na fala sobre a juventude é mais prudente o uso do termo no plural. Há diferenças e desigualdades que estão presentes na experiência dos jovens, como questões de gênero, etnia, classe social, orientação sexual, escolaridade, local de moradia - o campo ou a cidade, - o centro ou a periferia -, da situação familiar e da inserção no mundo do trabalho, que pesam no momento de uma reflexão como esta.
De qualquer modo, para facilitar a compreensão e correndo sempre o risco de generalização, é possível dizer que a juventude é uma fase da vida em que a pessoa se acha historicamente entre a dependência familiar e a maturidade, reconhecida pela cultura como um modo de ser marcado pela autonomia, pela realização pessoal e pela participação consciente na sociedade e na história.
De acordo com o Censo de 2010, há mais de 37 milhões de brasileiros na faixa etária entre os 14 e 24 anos. É nessa fase da vida, que definimos como fase da juventude, que ela desperta a maior atenção de toda a sociedade contemporânea: nos espaços acadêmicos, nas políticas públicas, nos apelos comerciais, no esporte, na política partidária e na religião.
É essa força jovem que permite, especialmente nos grandes centros urbanos, reunir condições e capacidade de mobilização na luta por transformações, pelo novo, pela realização de seus desejos, sonhos e utopias,muitas vezes já adormecidos na vida do adulto.

A juventude de hoje está diante de desafios ainda maiores do que no passado: a consciência da necessidade de formação qualificada; a luta por um lugar para o exercício profissional num mundo de um mercado cada vez mais competitivo e exigente; as tentações da fuga para a droga, para a prostituição e para a religião, nos momentos de fracasso. Pode parecer estranho, mas a religião, em muitos casos, é uma fonte de fuga e alienação. Em outros, ela não merece confiança para o jovem, que tenta encontrar respostas para as suas inquietações em outras fontes.

Ademais, diante da constatação da existência de um mundo real, em transformações estupendas, econômicas, sociais, científicas e tecnológicas, muitas vezes o jovem (e não só ele) é induzido a um sentimento desolidão existencial sem precedentes na história.

Os desafios imensos, as tentações gigantescas, o sentimento de solidão, colocam o jovem numa encruzilhada séria de vida, em que a opção pode resultar na destruição de sua própria vida ou em sua realização plena. E a vida é um bem precioso, inalienável e sagrado.

Mas não só. As conquistas do mundo atual e o ingresso da sociedade na pós-modernidade têm levado o ser humano, e em especial o jovem, a observar que hoje não somente a religião, mas também a ciência tem formas de explicar a vida, os fenômenos humanos e do mundo. Assim, tudo parecia estar explicado e Marx e Nietzsche tinham razão. Deus havia perdido o lugar na vida humana.  O religioso cedia lugar ao secular.

Mas eis que a religião volta a ocupar espaço na vida humana, agora até em novas formas de relacionamento com o divino, em espaços comuns, fora dos lugares sagrados, mas que inspiram e enlevam, como na praia e no campo, em casa e nas praças públicas, numa demonstração de que a fé é uma realidade existencial, é uma experiência pessoal inerente ao ser humano.

Creio não existir incompatibilidade entre juventude e religiosidade. A religião faz parte da sua vida, compõe a sua identidade, ajuda-o na construção de sua cosmovisão do mundo e da sociedade. Essa construção, entretanto,se dá do jeito do jovem, ao seu modo, com a criação de formas inovadoras de expressar e de se relacionar com o divino.

Do lado da religião, é possível afirmar que em todas elas há um lugar especial para o jovem. Tradicionalmente há uma expectativa de sua adesão ao sacerdócio, ingresso em ordens religiosas, envolvimento em eventos de massa, em projetos pioneiros, aceite desafios e se submeta a sacrifícios.
E o mundo religioso tem se mobilizado. Ele oferece ao jovem uma infinidade de propostas, que inclui uma lista extensa de ofertas e exigências, a começar pela Igreja Católica, prosseguindo com as igrejas protestantes tradicionais, as igrejas pentecostais, as igrejas neo-pentecostais mais recentes, o islamismo, o budismo, o judaísmo, as religiões de origem asiática, o espiritismo, as religiões afro-brasileiras, as novas religiões, como o Santo Daime, Nova Era, além do fenômeno religioso atual da dupla e da múltipla pertença.
A dificuldade ou o impasse entre o jovem e a religião institucional reside nas exigências para o seguimento, como dogmas, doutrinas, normas, regras, etc. Não é, pois, sem razão, que cheguem a muitos milhões os jovens brasileiros sem-religião e os ateus, como bem demonstra o Censo de 2010, que constatou a existência de cerca de 15% de jovens sem religião e 2% de ateus, um contingente em torno de 30 milhões.
O universo da juventude de hoje, visto sob o olhar religioso, compreende quatro grupos diferentes: os religiosos confessionais, os religiosos sem vinculação religiosa oficial, os sem religião e os ateus. Tenho sido testemunha de muitos exemplos dos diversos grupos que estou citando.
Há de se registrar, em termos positivos, que o seguimento religioso, não deixa de ser positivo para o jovem. É fato que nas escolas e universidades, nos grupos sociais e na participação em organizações da sociedade, jovens que cultivam a vida religiosa se revelam mais sociáveis, mais desembaraçados no falar e com maior capacidade de sustentação de argumentos em debates, facilitando a sua vida mais tarde no exercício de atividades profissionais e de mobilização social.
Também a experiência religiosa ajuda o jovem a assumir valores e práticas com a solidariedade, a valorização da vida, a ecologia e os direitos humanos, entre outros.
No mundo cristão há muita dificuldade no acolhimento do jovem. Algumas igrejas não entraram ainda no mundo real e outras perderam o senso de ética e justiça. E usam recursos diversos para a conquista da juventude. Os exemplos saltam aos nossos olhos, como a realização de grandes eventos musicais, no estilo dos shows Gospel, acampamentos, encontros nacionais e internacionais, como a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada pela Igreja Católica em julho próximo, no Rio de Janeiro, com uma expectativa de participação de 500 mil jovens de todo o mundo.
Outros exemplos são de igrejas que não fazem concessões e estão sobrevivendo, com adesões de jovens que se entregam aos apelos religiosos. Defendem modelos tradicionais, fundamentalistas, que tentam submeter o jovema suas doutrinas,  como são conhecidos os casos  sobre moral sexual e normas de conduta, presentes nos discursos católicos e em algumas vertentes protestantes.
Esse quadro geral dificulta a fidelidade do jovem a uma confissão religiosa. A resposta que temos é o afastamentoe a criação de modelos particulares de expressão de sua fé.
Um exemplo interessante está numa pesquisa realizada em 2008, pelo teólogo Jorge Cláudio Ribeiro, da PUC de São Paulo, sob o título “Religiosidade Jovem”, indicava que, de 520 universitários entrevistados, de 17 a 25 anos, 32% eram jovens sem religião.  Dos jovens sem religião da pesquisa, 12,2% se declararam agnósticos ou ateus e 19,8% crentes sem religião.

Algumas pesquisas que tenho acompanhado, textos que tenho lido, campanhas que tenho participado, a convivência com muitas religiões aqui na Bahia, em outras regiões do Brasil e fora do país, e a experiências de mais de quatro décadas de serviço pastoral me levam a crer que temos uma geração de jovens que dão valor à vida religiosa e a cultivam à sua maneira, ou em pequenos grupos, sem a preocupação de uma relação mais comprometida com uma expressão de fé oficial.

A religião ocupa espaço em sua vida e lhe provoca sentimentos místicos de adoração e de projeção para o transcendente. Ele, com elevadas exceções, pouco se enquadra no estreito espaço de uma confissão religiosa.

Salvador, Bahia, maio de 2013.
Pr. Djalma Torres

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Juíza baiana censura site do jornalista Emiliano José


Emiliano José

A juíza de Direito da 29ª Vara dos Feitos Cíveis, Comerciais e Relação de Consumo da Comarca de Salvador, determinou, em decisão liminar, que o escritor e jornalista Emiliano José retire de seu site (www.emilianojose.com.br) o artigo denominado “A premonição de Yaiá”, publicado em fevereiro no jornal A Tarde. O jornalista entrevistou D. Maria Helena Carvalho (d. Yaiá) que denunciou o ex-oficial da Polícia Militar, Átila Brandão, como o autor de torturas em seu filho Renato Afonso Carvalho, em 1971, no Quartel dos Dendezeiros. A juíza decidiu também que o jornal A Tarde assegure direito de resposta, no mesmo espaço, ao hoje pastor da Igreja Batista Caminho das Árvores, de Salvador.
A decisão da juíza Marielza Brandão, em despacho referente a uma ação de indenização por danos morais da parte do pastor Átila Brandão, deferiu parcialmente a medida liminar requerida, já que não incluiu direito de resposta na revista Carta Capital, que também publicou matéria intitulada “Corpo amputado querendo se recompor”, em que o hoje professor Renato Afonso confirma as denúncias feitas por sua mãe, D. Yaiá, em depoimento prestado ao jornalista. A juíza deu um prazo de dez dias para cumprimento da decisão, com multa diária estipulada de R$ 200,00 (duzentos reais) caso haja descumprimento da decisão judicial. Emiliano José vai contestar a ação no Tribunal de Justiça.
O advogado Jerônimo Mesquita, que representa o jornalista Emiliano José, afirmou que a ação indenizatória de Átila Brandão está em absoluto confronto com a Constituição Federal. Ele ressalta que o jornalista não pode ser condenado por fazer jornalismo, já que publicou depoimentos prestados por duas pessoas que sofreram na carne atos de violência: D. Yaiá, por ver o filho torturado, e Renato Afonso, por ter sido torturado. O advogado afirma que no arrazoado da ação, o pastor Atila Brandão agride o jornalista ao afirmar ser ele “pau mandado”, “papagaio de pirata” e que “industrializa mentiras”. Ele considera que se trata de uma tentativa de cercear a liberdade de imprensa e expressão, e também uma despropositada asfixia financeira, já que pede uma verba indenizatória “não inferior a dois milhões de reais”.
Emiliano José afirmou que, “ao longo de seus 35 anos de carreira jornalística, esta é a primeira tentativa clara de cercear minha liberdade de expressão, apesar da reportagem ter fonte explícita e estar bem documentada”. Ele considera que o ex-oficial da Polícia Militar “é que deve explicações à Comissão Nacional da Verdade, à Comissão Estadual da Verdade criada pelo governador Jaques Wagner e aos setores da sociedade que se dedicam a revelar a memória da ditadura militar, em busca de justiça e da verdade”. Disse que vai atender a decisão liminar da juíza Marielza Brandão e retirar de seu site o artigo “A premonição de Yaiá”. Mas vai ao Tribunal de Justiça para garantir seu direito de exercer o jornalismo. Segundo ele, “tal decisão acende um sinal amarelo, já que se ignora a Constituição, viola o exercício da profissão e da liberdade de imprensa”.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Malafaia: tenho pastores que ganham entre R$ 4 mil e R$ 22 mil

Silas Malafaia


Silas Malafaia é uma figura polêmica: é contra o casamento gay e contra o aborto. Junto com o deputado Jair Bolsonaro é considerado um dos maiores inimigos da causa LGBT. Mas ele também tem embates com outros líderes evangélicos, como o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e o apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Apesar de ter ajudado o irmão, Samuel Malafaia, a se eleger deputado estadual pelo PSD carioca, ele diz que não quer entrar para a política. "Nem para o cargo de assistente de carimbador de vereador quero concorrer",  disse o pastor, em entrevista ao portal iG.

Ele não se furtou a comentar sobre os valores movimentados pela igreja: "Na Rede TV, pago R$ 900 mil por mês. Na CNT, pago R$ 450 mil para ter o horário na programação. Malafaia também comentou sobre a remuneração dos pastores da sua igreja. "Tenho pastores que ganham entre R$ 4 mil e R$ 22 mil".




Marinha abre concurso para padre e pastor. Salário: R$ 7,4 mil


O prazo está quase se encerrando - as inscrições estão abertas só até o dia 22 de maio - mas a Marinha do Brasil está com duas vagas para cargos inusitados: padre e pastor.

De acordo com o edital do concurso, o salário para os cargos é de R$ 7.400. Para concorrer, é preciso ser brasileiro nato e ter entre 30 e 41 anos de idade. A inscrição pode ser feita no site da Diretoria de Ensino da Marinha.

Quem for classificado após todas as etapas do processo seletivo passará por um curso de formação de oficiais com duração de 39 semanas, no Rio de Janeiro. Após o curso, será nomeado oficial com o posto de primeiro-tenente da Marinha.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

CONVOCAÇÃO TESTEMUNHO PELA VERDADE


O jornalista e escritor Emiliano José está sendo intimado a comparecer a uma audiência no Juizado Especial Criminal devido a processo movido pelo ex-policial e pastor evangélico Átila Brandão, em decorrência de artigo de Emiliano em que é denunciado como torturador do ex-preso político e historiador Renato Afonso de Carvalho nos anos 70.
A audiência está marcada para o dia 17 de maio, (6ª feira) e às  08:30 promoveremos uma concentração na sede do juizado, na Rua dos Cruzados, nº 2 (atrás do Colégio Central – entrando pela Rua Francisco Ferraro) para mostrar que não esquecemos os torturados e torturadores, que somos solidários aos que lutam pela memória e justiça e em defesa da verdade sobre a História da Bahia e do Brasil.

terça-feira, 7 de maio de 2013

CCJ da Câmara rejeita por unanimidade projeto "antissacrifício" de Marcell Moraes



A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Salvador rejeitou,  por unanimidade, o projeto de lei do vereador Marcell Moraes (PV), que  proíbe o sacrifício de animais em rituais religiosos.
Durante a reunião extra da CJJ, agendada para 11h desta terça-feira (7), quatro vereadores estavam presentes: o presidente Kiki Bispo (PTN), Edvaldo Brito (PTB), Alfredo Mangueira (PMDB) e Léo Prates (DEM).
A proposta foi declarada inconstitucional, mas apesar da rejeição o vereador ainda pretende  levar o projeto  a plenário, por meio de um requerimento. 

Religiosos de matriz africana protestam na Câmara contra projeto que proíbe animais em rituais do candomblé


Na tarde desta segunda-feira (6), o povo de santo e representantes do movimento negro realizaram um protesto na Câmara contra o projeto de lei que proíbe animais em rituais do candomblé, do vereador Marcell Moraes (PV). Os manifestantes levaram cartazes, com as frases "Meu orixá não é vegetariano" e Abolição animal. Eles merecem respeito", por exemplo.
Uma sessão na Casa discutiu o projeto polêmico e foi transformada em especial para dar voz aos manifestantes. De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, diversos vereadores, de diferentes partidos, posicionaram-se pela inconstitucionalidade da proposta.
A vereadora Fabíola Mansur (PSB), por exemplo, foi uma das que considerou o projeto inconstitucional.  "Esta Casa é a Casa da Democracia, a Casa do Povo. O candomblé é a ponte entre o humano e o divino. Todas as religiões tem que ser respeitadas", disse a vereadora.

Ainda de acordo com a assessoria da Casa, Marcell Moraes compareceu à sessão, mas não se pronunciou, não atendeu ao apelo para que retirasse ao projeto e saiu do plenário, o que impossibilitou a votação em regime de urgência urgentíssima. Uma reunião extra da Comissão de Constituição e Justiça foi agendada para 11h desta terça-feira (7) para emitir e votar parecer contrário à aprovação do projeto.
O projeto de lei, de número 308/2013, gera polêmica no meio religioso e no partido ao qual Marcell Moraes é filiado.Segundo o vereador toda polêmica criada contra o seu projeto é para atender a interesse pessoais e ressaltou que não é contra a religião e sim a favor dos animais.

sábado, 4 de maio de 2013

Fiéis protestam contra excomunhão de padre

Padre Beto


Vestidas com roupas brancas e munidas de faixas, cartazes, apitos e megafone, cerca de 500 pessoas participaram neste sábado de um ato de protesto contra a excomunhão do padre Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, em Bauru (SP). O padre foi excomungado na última segunda-feira por ter criticado as posições da igreja contra o homossexualismo e bissexualismo.
Os manifestantes, formados em sua maioria por católicos de diversas paróquias da cidade, se reuniram por volta das 10h30 em frente à Catedral Divino Espírito Santo, a principal da Igreja Católica na cidade, onde gritaram palavras de apoio ao padre. Depois, saíram em caminhada pelo Calçadão do comércio local, parando algumas vezes pra rezar Ave Maria e depois, novamente, gritar palavras de ordem pelo megafone, seguidas de um apitaço.
Durante a passeata, uma manifestante foi atingida por ácido, jogado por uma pessoa não identificada que estava numa sobreloja. A bióloga Viviane Moreira, sofreu queimaduras nos braços e no rosto ."Se atingisse meus olhos poderia estar cega neste momento. Eu vi quando alguém jogou esse líquido de cima de uma loja, imaginei que fosse água, mas depois apareceram as queimaduras", disse Viviane, antes de ser socorrida pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). A Polícia Militar registrou a ocorrência para apuração do incidente.
A manifestação foi convocada pelo grupo Eu Apoio Padre Beto, criado depois do ato de excomunhão por fiéis da paróquia São Benedito, uma das quais o padre rezava missas. "Temos mais de 2,6 mil seguidores. Nossa intenção não é fazer com que a Igreja reveja suas posições, mesmo porque o padre Beto estará agora mais livre para mostrar seus conhecimentos e ajudar as pessoas", disse. "Mas o queremos é que a Igreja se transforme, porque achamos que, se uma pessoa pode transformar a Igreja, estamos aqui, em centenas, pra pedir que ela se transforme, porque não estamos mais na inquisição", disse Cristiane Faustino, uma das líderes do grupo e organizadora da manifestação.
Entre os manifestantes estava a dentista Cristina Guedes, que mora em Ilhéus (BA), ex-moradora de Bauru. "Vim especialmente a este ato para mostrar que estou indignada com esta situação. O padre Beto que me levou a ser católica, foi ele quem fez meu casamento há cinco anos e batizou minha filha", disse. "Minha filha correu oito igrejas para tentar batizar minha neta e os padres diziam não. O padre Beto foi quem conseguiu numa paróquia emprestada, porque ele não tinha paróquia", contou o aposentado José Marcos Queiróz. "A democracia evoluiu, mas a igreja continua lá atrás, perdida no tempo", disse Osvaldo Ramos de Oliveira, de 83 anos, um dos mais idosos da manifestação, que percorreu todas as dez quadras da passeata, sem demonstrar cansaço.
Depois de quase 1h30 de protesto, os manifestantes pararam na praça Machado de Melo, onde rezaram Ave Maria e manifestantes fizeram o discurso, encerramento a manifestação. "Não importa quantas pessoas vieram, o que importa é que chamamos a atenção e mostramos para a Igreja que precisamos ser respeitados e que ninguém aqui está satisfeito com esse ato de violência que foi a excomunhão", resumiu o vereador Marcos Souza (PMDB), da Associação Bauru pela Diversidade. Na quinta-feira, Souza disse esperar mais de 2 mil pessoas no protesto.

Nhá Chica: Igreja anuncia primeira beata negra do Brasil




A Igreja Católica anunciou neste sábado (04) a beatificação de Francisca Paula de Jesus, a Nhá Chica. Ela é a primeira negra a ser declarada beata no Brasil. A solenidade foi realizada em Baependi, município mineiro que fica a quatrocentos quilômetros de Belo Horizonte. A missa de consagração foi rezada no Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde estão os restos mortais de Nhá Chica, e contou com a presença de autoridades do Vaticano e o secretário-geral da presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, que representou a presidenta Dilma. O decreto de beatificação foi assinado pelo papa Bento XVI em junho de 2012. Em 2011, o Vaticano aprovou o registro de um milagre atribuído à beata.

A comissão de beatificação de Nhá Chica começou os trabalhos em 1989. Em 1991, o Vaticano deu a ela o título de Serva de Deus. O primeiro registro de milagre foi feito em 1995, por uma professora que diz ter sido curada de um problema congênito do coração na véspera de fazer a cirurgia. Em 2011, o papa Bento XVI aprovou as virtudes da religiosa e deu-lhe o título de Venerável. A comissão médica da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano aprovou o milagre em outubro de 2011, concordando que não havia explicação científica para a cura da professora. A comissão de cardeais também confirmou o milagre em 2012.

Em nota divulgada ontem (03), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou que a beatificação de Nhá Chica tem um significado muito importante para a Igreja. Filha e neta de escravos, a beata era analfabeta e ficou órfã ainda na infância. Devota de Nossa Senhora da Conceição, viveu na pobreza e na simplicidade, e dedicou sua vida para servir as pessoas, especialmente na tarefa de escutar e aconselhar. Seu cuidado com os mais pobres rendeu-lhe o título de “Mãe dos pobres”.

História

Francisca de Paula de Jesus nasceu no Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, em São João Del Rey (MG) e foi morar em Baependi ainda pequena com a mãe, uma ex-escrava, e o irmão Teotônio. Em 1818, Nhá Chica, então com dez anos de idade, perde a mãe, que deixa também o filho Teotônio, com 12 anos. Ainda na juventude, era procurada para dar conselhos, fazer orações e dar sugestões para pessoas que lidavam com negócios na cidade.

Segundo o site dedicado à beatificação de Nhá Chica www.nhachica.org.br, a fama de santidade se espalhou e as pessoas começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela e pedir orações. Nhá Chica morreu no dia 14 de junho de 1895, aos 87 anos.


Fonte: Correio da Bahia