Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UMA HISTÓRIA DE NATAL

                                                                                          Pr.  Djalma Torres

Há muito tempo atrás, em uma terra bem distante da nossa, viveu um homem muito simples, que tinha o costume da falar com Deus. Ele morava numa pequena vila, de nome estranho, no interior do seu país.  
Apesar de humilde e morar bem longe da cidade, ele pensava muito no seu país que estava dividido e tinha muitos problemas: Havia muita injustiça e maldade, contra os pobres, as mulheres e as crianças; havia alguns homens ricos e milhares na miséria; os governantes oprimiam o povo e se corrompiam; os líderes religiosos eram muito hipócritas: em nome de Deus exploravam o povo e ainda diziam que Deus estava com eles.
Depois de algum tempo, um problema ainda mais grave surgiu. Um povo guerreiro, forte e poderoso ameaçou invadir a sua terra e escravizar a sua gente. O homem  que falava com Deus considerou a situação muito difícil: Infidelidade, injustiça, corrupção e hipocrisia religiosa dentro do reino, e ameaça de domínio e escravidão de fora.
O homem simples e do interior até chorou, mas depois achou que não devia ficar parado e nem calado. Ele falou com o seu Deus, deixou o lugar onde morava por algum tempo e foi para a cidade grande. Lá, começou a denunciar os problemas, a anunciar o castigo e a futura providência de Deus.
O homem simples e da roça, que falava com Deus, discursava nas ruas, nas praças e no lugar sagrado de oração do seu povo. Ele condenava as injustiças, a maldade dos governantes, a hipocrisia dos religiosos e a perversidade dos ricos e poderosos.
E disse coisas muito tristes: Que o poderoso exército inimigo ia invadir e dominar a sua terra, muita gente iria ser levada para o cativeiro e longe do seu país iria ficar por muitos anos. Vários deles morreriam no exílio. E disse também que o lugar sagrado de oração ia ser destruído pelos invasores.
Mas depois de falar todas as coisas que o seu Deus mandou que ele falasse, o homem simples e do interior falou de esperança e anunciou as promessas de Deus, as coisas boas que iriam acontecer no futuro. Ele disse que um dia a situação iria ser diferente, que ninguém mais seria escravo de ninguém, todos seriam livres; que os pobres, as mulheres e as crianças seriam respeitados; e que todos seriam importantes para Deus. Ele não disse quando esse milagre iria acontecer, mas disse até o nome do lugar.
E aconteceu que um homem da cidade, que gostava de escrever, ouviu tudo, anotou cuidadosamente as suas palavras, que foram passando de geração para geração, de povo para povo,  até chegar a nós. E as palavras do homem que falava com Deus foram as seguintes:
“ E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2).
Ah! O nome do homem que falava com Deus era Miquéias. Ele anunciava o nascimento de Jesus Cristo. 
Feliz Natal para todos.
Pr. Djalma Torres. Texto publicado no livro Caminhos de Pedra
de sua autoria, editado em 2011 pela Curviana.

Sem comentários:

Enviar um comentário