Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Boletim da Igreja Evangélica Antioquia - 15 de setembro/2013

IGREJA EVANGÉLICA ANTIOQUIA
Uma Igreja a serviço da fé e da vida
Rua Capelinha do Tororó, 1, 1º andar, Tororó
40050-120, Salvador, Bahia, Brasil

                     Pastores: Fernando Carneiro, Expedito Lopes e Djalma Torres
                         Reuniões: Segundo e último domingo do mês, às 10h00
                        Serviço pastoral: segunda e quarta, a partir das 17h00


     BOLETIM ESPECIAL EM 15 DE SETEMBRO DE 2013
--------------------------------------------------------------------------------

A Igreja Evangélica Antioquia é uma comunidade com características muito peculiares. Define-se como uma igreja a serviço da fé e da vida, como, do mesmo modo e, com naturalidade, afirma ser uma comunidade alternativa. Estas não são afirmações levianas, mas de fé e compromisso.  Uma comunidade que se ajoelha para orar é a mesma que sai à rua para protestar. Uma comunidade que crê num Deus Eterno e Senhor da vida, avança sobre as estruturas de qualquer confissão religiosa, alia-se a outras igrejas e religiões fora do mundo cristão, na luta em favor da paz, da justiça, da fraternidade e da igualdade entre toda a raça humana.

A IEA não chegou a este estágio de comunidade religiosa por acaso. Ao contrário, debruçou-se sobre a história da igreja e seguiu o exemplo da grande Igreja de Antioquia, do Primeiro Século, uma igreja corajosa, destemida e de fé. O exemplo dessa Antioquia do passado distante, resultou na elaboração de um texto que, depois de discutido, foi tomado como exemplo para o seu nome. O compromisso também está alicerçado no Credo Apostólico dos cristãos primitivos, com os acréscimos e as alterações que constituem testemunhos de fé abraçados pela comunidade. Os dois textos estão disponíveis na Igreja e no blog do Cepesc.

Mas não só. A IEA também é uma comunidade com características peculiares na periodicidade de suas reuniões, (quinzenais e só pela manhã) na programação que realiza, com momentos de devoção e outros de discussão de temas variados, na liberdade de opinião de cada participante e na partilha da mesa depois das reuniões.

É ilusão pensar que somos uma comunidade perfeita. O grupo é pequeno, falta espaço, os recursos são poucos, não ha tempo suficiente para planejar e executar tudo, nem sempre todos ficam satisfeitos com a reunião, às vezes o almoço não agrada, ainda não sabemos o que fazer com as crianças e, com frequência, a opção da igreja é criticada.

Estamos, isto é certo, abrindo trincheiras e seguindo em frente, inspirados no poeta espanhol Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar”.

Um abraço, Pr. Djalma Torres
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ROTEIRO DO PROGRAMA DE HOJE
Abertura, acolhida e informações: Pr. Djalma Torres
Canto: “Canção da Chegada” e “Oh! Luz do Senhor”
Oração da manhã
  Leitura bíblica e intercessão
  Música de inspiração e fé   
  Entrega das ofertas para a comunidade
Oração de agradecimento
  Apresentação do tema de hoje: Pr. Jorge Nery de Santana
  “A Igreja Cristã Frente à Teologia das Religiões”
  Encerramento e almoço de confraternização


  =================================================

INFORMES

01. A nossa próxima reunião será no dia 29 de setembro, último domingo do mês, às 10h00.  

02 A família Carneiro está tentando superar problemas de saúde. Vera recupera-se da 3ª cirurgia no joelho. Fernando recupera-se de um acidente doméstico. Gabriela de uma indisposição que requereu internamento, mas já está em casa. Eles merecem o nosso conforto e solidariedade: 86330079.    

03. Estamos enviando o boletim da IEA para várias pessoas da relação dos irmãos e irmãs da Comunidade. Também o boletim está sendo divulgado no blog do CEPESC. (Acessar no Google: Blog do Cepesc). Informe o e-mail para quem você deseja que enviemos o boletim de cada reunião.

04. Este mês os aniversariantes são Cláudio Sena, dia 5 e Maristela Ramos, no dia 11. Cláudio é um dos líderes da nossa comunidade e muito querido de todos nós. Maristela é a mais nova participante da IEA. Aos dois, os nossos parabéns e votos sinceros de felicidades, bem-estar e paz.   

05. Hoje temos o privilégio de contar com a participação especial do Pastor e Professor Jorge Nery de Santana, que já compôs o colegiado de pastores da IEA e que, por motivo de suas múltiplas atividades, não pode continuar. Atualmente ele está à frente da Comunidade de Jesus, em Feira de Santana e ensina em diversas faculdades do interior do Estado da Bahia. Ficamos agradecidos por esta valiosa contribuição. O Pr. Jorge vai falar sobre um texto do Pe. José Wilson Andrade, “A Igreja Cristã Frente à Teologia das Religiões”, que muito nos interessa como uma comunidade alternativa.

06. Nesta 5ª feira passada, dia 12, Mãe Stella de Oxossi,  Yalorixá do Terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá tornou-se a mais nova acadêmica da Bahia, ao ocupar a Cadeira no 33, de que foi o último ocupante o Professor Ubiratan Castro de Araújo. À mãe Stella e a todo o povo de santo, o nosso abraço fraterno de congratulações. O patrono da Cadeira é o saudoso poeta Castro Alves.  

07. Neste fim de semana, 20 e 21, em Feira de Santana, a Aliança de Batistas vai realizar um seminário de formação, com a seguinte programação: Sexta-feira, Teologia e Música Popular, com Pr. Joel Zeferino e Andréia Laís; no sábado pela manhã, Teologia, Sexualidade e Juventude, com Aletuza Leite, André Musskopf e mediação de Anísia Neta. A tarde, Teologia, Política e Juventude, com Wellington Santos, Jhônatas Monteiro e mediação de Bruno Montarroyos. Os pastores Jorge Nery e Djalma  Torres vão encerrar o seminário com uma celebração ecumênica.



**********  Um abraço fraterno e uma boa semana a todos e todas  **********

Sem comentários:

Enviar um comentário