Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma leitura de comunidade

Gabriela Galeno

O conceito da palavra comunidade vem do latim communitas, referindo-se basicamente à qualidade daquilo que é comum. Existem diversos tipos de comunidades, como aquelas em que fazem parte de uma região ou nação; nações unidas por acordos políticos; ou como é o nosso caso, por pessoas vinculadas por interesses comuns. Mas quais são nossos interesses em comum?
Localizada em uma comunidade um tanto quanto carente do centro da cidade de Salvador, surge uma igreja denominada Antioquia, onde paradigmas são quebrados e polêmicas religiosas já fazem parte do nosso cotidiano. Formada por pessoas das mais diversas religiões, Antioquia luta pela causa da liberdade religiosa, sendo, portanto, uma igreja evangélica um “pouco muito” diferente. Em lugar dos sermões de pastores sobre “Como não deixar o diabo se apossar da sua alma”, damos lugar a palestras educativas com temas diversos vinculados sempre ao contexto sociorreligioso, ministrados por ilustres estudiosos e religiosos, assim como, por pessoas vivenciadoras do tema em questão. Em lugar de músicas com os tipos de refrão “pisa na cabeça do diabo”, ouvimos cânticos ecumênicos, que falam sempre do amor ao próximo e do respeito para com o outro.
Mas Antioquia é mais do que uma comunidade vinculada pela causa contra a Intolerância Religiosa, como citei acima. Antioquia é uma família. Uma família que se confraterniza sempre que possível, a cada reunião e, principalmente, a cada vitória conquistada por um (a) irmã (o). Queria poder citar o nome de cada um que faz parte desta família e suas vitórias conquistadas diante da vida, que não é fácil. Mas, lembrando-me do conceito de comunidade, já falado anteriormente, nossas conquistas não são individuais, elas são coletivas. Porque a vitória de um é a vitória de todos!
Parabéns a todos que fazem parte dessa história e obrigada a todos por fazerem parte da minha família! Um bom começo de ano a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário