Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

terça-feira, 7 de maio de 2013

Religiosos de matriz africana protestam na Câmara contra projeto que proíbe animais em rituais do candomblé


Na tarde desta segunda-feira (6), o povo de santo e representantes do movimento negro realizaram um protesto na Câmara contra o projeto de lei que proíbe animais em rituais do candomblé, do vereador Marcell Moraes (PV). Os manifestantes levaram cartazes, com as frases "Meu orixá não é vegetariano" e Abolição animal. Eles merecem respeito", por exemplo.
Uma sessão na Casa discutiu o projeto polêmico e foi transformada em especial para dar voz aos manifestantes. De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, diversos vereadores, de diferentes partidos, posicionaram-se pela inconstitucionalidade da proposta.
A vereadora Fabíola Mansur (PSB), por exemplo, foi uma das que considerou o projeto inconstitucional.  "Esta Casa é a Casa da Democracia, a Casa do Povo. O candomblé é a ponte entre o humano e o divino. Todas as religiões tem que ser respeitadas", disse a vereadora.

Ainda de acordo com a assessoria da Casa, Marcell Moraes compareceu à sessão, mas não se pronunciou, não atendeu ao apelo para que retirasse ao projeto e saiu do plenário, o que impossibilitou a votação em regime de urgência urgentíssima. Uma reunião extra da Comissão de Constituição e Justiça foi agendada para 11h desta terça-feira (7) para emitir e votar parecer contrário à aprovação do projeto.
O projeto de lei, de número 308/2013, gera polêmica no meio religioso e no partido ao qual Marcell Moraes é filiado.Segundo o vereador toda polêmica criada contra o seu projeto é para atender a interesse pessoais e ressaltou que não é contra a religião e sim a favor dos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário