Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Viva Santo Antônio



Pelo menos 68 igrejas da Arquidiocese de Salvador promovem nesta quinta-feira, 13, trezenas e missas em honra a um dos mais populares santos no Brasil e Portugal: Santo Antônio.
Martelo dos hereges, doutor evangélico, lírio de pureza, taumaturgo, casamenteiro. Estes são apelidos do santo nascido Fernando de Bulhões e Taveira, em Lisboa, e que passou à história católica como Antônio de Pádua.
Uma das mais tradicionais trezenas é realizada na Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, onde hoje, às 19h, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, celebra a missa de encerramento.
Na mensagem que escreveu aos paroquianos do Carmo, dom Murilo ressaltou que "Santo Antônio, com o exemplo que nos deixou, nos ensina que a justiça, a solidariedade e a paz são possíveis, desde que busquemos fazer de Jesus o centro de nossas vidas".
Por sua vez, o frei Ronaldo Marques, pároco de Santo Antônio Além do Carmo, explica que, no Brasil, o santo português tem maior fama do que São Francisco por ser associada a ele a distribuição do pão dos pobres. "Um grande número de pessoas recorre às igrejas nas terças-feiras para conseguir este pão", diz frei Ronaldo.
Nas residências - As celebrações nas casas   também são tradição. A comerciante Raimunda Angélica Machado, a Cigana, celebra o santo hoje, às 21h,  em seu bar, na Praça da Matriz, em Lauro de Freitas. "Fiz uma promessa por meu marido, ele atendeu. Há nove anos faço a reza".
Na Bahia, a devoção dos católicos adquire  um traço diferenciado. "Aqui, a fé em Irmã Dulce também está ligada à fé em Santo Antônio. Os fiéis  já chamam o Santuário de Irmã Dulce também com o nome de Santo Antônio", explicou  o seu reitor, padre Alberto Montealegre.
Hoje, o padre Alberto Montealegre celebra missa festiva às 16h, seguida de procissão. Entre os devotos de Irmã Dulce, o santo de Lisboa é invocado como protetor dos pobres. O padre Manoel Filho, da Pastoral da Comunicação, lembra que "quando se diz que o santo foi o 'martelo dos hereges', isso aconteceu porque ele sempre foi fiel ao que acreditava  e usava o argumento, jamais a violência, para anunciar o Cristo".




Sem comentários:

Enviar um comentário