Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Igreja simples é arma do Papa para frear perda de fiéis


O ex-arcebispo de Buenos Aires, argentino e filho de imigrantes italianos, chega na segunda-feira ao país com o maior número de católicos do mundo (123 milhões), mas onde o número de evangélicos tem crescido fortemente nos últimos 30 anos.
A viagem do Papa Francisco não busca fazer proselitismo, mas seu desejo de aproximar os fiéis do Evangelho e de dar destaque ao lado social da Igreja pode diminuir a tendência segundo a qual o catolicismo brasileiro funciona como um "doador universal" para as outras famílias cristãs, especialmente as neo-pentecostais, dizem os especialistas.
"Limitar o crescimento evangélico não é seu objetivo (...) Francisco é um pastor, um Papa mais humilde (...) que recupera uma Igreja coerente com os valores fundamentais do Evangelho" e que se opõe "à Igreja do esplendor, da doutrina portadora da verdade" das últimas décadas, declarou à AFP Faustino Teixeira, professor de Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (sudeste) .
Durante seus sete dias no Brasil, o Papa visitará uma favela, um hospital para tratamento de dependentes químicos e estará em comunhão com 1,5 milhão de jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O pontífice quer se apresentar como o "Papa do povo, próximo das pessoas", de acordo com fontes ligadas à organização da JMJ.
"O Papa não vem fazer proselitismo contra outros grupos religiosos", a sua intenção é defender "o aspecto social da Igreja", é "voltar para a igreja original, para fortalecer a Igreja Católica", disse Ivan Esperança Rocha, historiador e especialista em religião da Universidade de São Paulo.
Cerca de 123 milhões de brasileiros se declararam católicos em 2010, ou seja, 64,6% da população contra 91,8% em 1970, de acordo com os últimos dados do censo.


Fonte: Yahoo


Sem comentários:

Enviar um comentário