Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PR. DJALMA TORRES PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA NO TCE




O Pr. Djalma Torres participou ontem, 19, de uma cerimônia ecumênica no auditório Tribunal de Conta do Estado (TCE). A celebração contou com a participação de outros representantes religiosos: Ana Veloso (Umbanda), Pe. José Carlos Silva (Igreja Católica), José Medrado (Espiritismo), Luciano Ariel Gomes (Representante da Sociedade Israelita da Bahia), e Makota Valdina (Candomblé). A abertura do evento foi realizada pelos músicos da Orquestra Neojibá que apresentaram músicas populares com caráter de concerto, homenageando Luiz Gonzaga e  Dorival Caymmi.
Este ano o TCE resolveu inovar, em vez da tradicional missa realizou uma Celebração Ecumênica de Confraternização de Final de Ano para os seus funcionários. No Plenário Lafayette Ponde o Presidente Zilton Rocha ao lado do Vice-Presidente Inaldo da paixão Araújo e dos conselheiros, Sérgio Spector e Almir Pereira da Silva, abriu agradecendo a presença de todos e destacando a importância de uma cerimônia inter-religiosa dentro da instituição e também fora dela.
O Vice-presidente, Inaldo da Paixão, fez um pronunciamento que destacou a impressão da maioria dos servidores: “a surpresa pela mudança na celebração.”, mas que culminou na importância do respeito aos praticantes de outras religiões, não só aos católicos. Além de destacar a relevância de uma solenidade de caráter inter-religioso para a sociedade, partindo de uma instituição estadual.
A cerimônia seguiu com explanações dos religiosos que agradeceram pela presença, confirmando a importância da reunião.
O Pastor Djalma Torres agradeceu a oportunidade de estar presente em significativa solenidade. Djalma que recebeu da Presidência da República, o Prêmio Direitos Humanos 2012, pela sua luta de quarenta anos em favor do diálogo inter-religioso aproveitou para dividir o prêmio com os colegas de caminhada e falar do progresso notado durante estes anos de atividade.
Ana Veloso, representante da Umbanda destacou que: “a umbanda é uma seita muito simples que caminha com Deus. Já o Pe. José Carlos Silva falou da necessidade de um Deus para a sociedade enfrentar problemas crescentes, como a violência urbana e o uso das drogas finalizou o seu discurso cantando um trecho da música  “Pétala” de Djavan: “Por ser exato O amor não cabe em si Por ser encantado O amor revela-se Por ser amor, Invade E fim!!..”
O médium José Medrado destacou a beleza da diversidade, tomando como exemplo um arranjo de flores com várias espécies diferentes. Medrado falou da necessidade de  praticar o bem, do abraço, da atenção ao outro ser humano e conclui pedindo aos participantes que levantassem e abraçassem aqueles que estivessem ao seu lado.
O representante da Associação Israelita da Bahia, Luciano Ariel Gomes, desejou aos presentes, “Shalon”, que significa bem estar completo. Ariel ressaltou que: “o nós é sempre maior do que o eu”.
Makota Valdina falou da importância da junção dos diferentes, afirmou que o preconceito nada mais é que: “o estreitamento da visão”.


Sem comentários:

Enviar um comentário