Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

E NÃO TIVEMOS MISSA!



Inaldo da Paixão Santos Araújo, Vice- Presidente do TCE durante a celebração da cerimônia inter-religiosa


"A verdade prova que o tempo é o senhor/ Dos dois destinos, dos dois destinos/ Já que pra ser homem tem que ter/ A grandeza de um menino, de um menino/ No coração de quem faz a guerra/ Nascerá uma flor amarela/ Como um girassol/ Como um girassol/ Como um girassol amarelo, amarelo." (Cidade Negra)
"Qual o porquê dessa mudança?" Foi com esse indagar e com uma certa indignação, confesso, que reagi quando fui comunicado sobre a proposta – hoje concretizada – de se substituir a tradicional Missa de Natal da Corte de Contas baiana por um Culto Ecumênico.
Se, na mística Bahia, qualquer segunda ´lavagem de beco´ já é considerada tradição, o que não dizer de um celebrar com que, dos vinte e cinco anos que tenho de Casa, pude conviver 24 vezes?
Para mim, na condição de ex-acólito, o dia da Missa, principalmente as últimas, sabiamente celebradas pelo nosso Frei Paulo, era a data mais importante do Tribunal, pois era nesse momento que mais fazíamos o que deveria ser feito todos os dias: crer sempre em um tempo novo de paz e abraçarmo-nos como irmãos, não de sangue, mas de fé.
Assim, como qualquer ser humano, de pronto, questionei: para que mudar?
Sei, todavia, que o Estado é laico, embora nossa Carta Maior tenha sido promulgada sob a proteção de Deus.
Sei que há ação na justiça para se retirar os simbolismos dos órgãos públicos; para se retirar a expressão "Deus seja louvado" da nossa combalida moeda. Interpelo-me: se o Real já é o que é com a louvação ao Senhor, imagina como ficaríamos sem a proteção divina? Certos estão os americanos, quando afirmam: In God we trust.
Sei, por fim, que é natural, para a raça humana, reagir a mudanças, principalmente quando já se está em uma situação cômoda e não há relativa compreensão do que poderá ocorrer com o novo.
Tolice!  Inevitavelmente, como na canção, o "novo sempre vem". E, queiramos ou não, é sempre "vida que segue".
Todavia, quando vi o chamamento para participar da "Celebração Ecumênica de Confraternização de Final de Ano", materializado em um belo cartaz em formato de girassol, com as imagens dos representantes de seis segmentos religiosos – Sra. Ana Veloso (Umbanda), Pr. Djalma Torres (Igreja Batista), Pe. José Carlos Silva (Igreja Católica), Sr. José Medrado (Espiritismo), Sr. Luciano Ariel Gomes (Representante da Sociedade Israelita da Bahia), e Makota Valdina Pinto (Candomblé), e com o anúncio da participação de músicos da Orquestra Neojibá, encantei-me.
Não fiquei na contramão. Parei para refletir e participar. De fato, por que ser singular, quando podemos ser mais do que plural? Por que ouvir, apenas, a opinião de um, quando, sabido é que uma decisão colegiada é muito mais convincente? Por que não acreditar no amor entre os homens, sem importar a crença? Enfim, se apenas desejarmos o bem, seremos diferentes, sem deixarmos, nunca, de ser iguais, não é mesmo?
Razão assiste, portanto, à Mãe Stella, quando em seu artigo no A Tarde, de hoje (19/12/2012), relembra passagem bíblica: "há muitas moradas na casa de meu Pai" e que somos "diferentemente iguais".
Espero, assim, que essa confraternização seja marco de um verdadeiro redesenho de nossas práticas e de nossas vidas, porque não mudaremos o Tribunal se não repensarmos e transformarmos individualmente nossas ações.
Espero, como bem lembrou o médium José Medrado, também no mesmo jornal de folhas, que não nos esqueçamos, independentemente de egos, de que "o universo, lá fora, avança".
Espero que esse momento marque, de fato, o prenúncio de um novo ano de uma Nova Era.
Espero, também, que esse dia seja o verdadeiro advento de que a essência de todos os "ismos" é o amor, no seu sentido mais puro, que é o caritas.
 Afinal, está escrito na primeira carta de São João que "Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele" (1 Jo 4, 16).
Espero, por fim, que essa confraternização simbolize tempos de união, de compromisso, de amadurecimento, de responsabilidades, de perdão e de paz, pois tudo passa e a verdade sempre brota como um girassol amarelo.

Inaldo da Paixão Santos Araújo, mestre em Contabilidade, conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, professor e escritor. 

PR. DJALMA TORRES PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA NO TCE




O Pr. Djalma Torres participou ontem, 19, de uma cerimônia ecumênica no auditório Tribunal de Conta do Estado (TCE). A celebração contou com a participação de outros representantes religiosos: Ana Veloso (Umbanda), Pe. José Carlos Silva (Igreja Católica), José Medrado (Espiritismo), Luciano Ariel Gomes (Representante da Sociedade Israelita da Bahia), e Makota Valdina (Candomblé). A abertura do evento foi realizada pelos músicos da Orquestra Neojibá que apresentaram músicas populares com caráter de concerto, homenageando Luiz Gonzaga e  Dorival Caymmi.
Este ano o TCE resolveu inovar, em vez da tradicional missa realizou uma Celebração Ecumênica de Confraternização de Final de Ano para os seus funcionários. No Plenário Lafayette Ponde o Presidente Zilton Rocha ao lado do Vice-Presidente Inaldo da paixão Araújo e dos conselheiros, Sérgio Spector e Almir Pereira da Silva, abriu agradecendo a presença de todos e destacando a importância de uma cerimônia inter-religiosa dentro da instituição e também fora dela.
O Vice-presidente, Inaldo da Paixão, fez um pronunciamento que destacou a impressão da maioria dos servidores: “a surpresa pela mudança na celebração.”, mas que culminou na importância do respeito aos praticantes de outras religiões, não só aos católicos. Além de destacar a relevância de uma solenidade de caráter inter-religioso para a sociedade, partindo de uma instituição estadual.
A cerimônia seguiu com explanações dos religiosos que agradeceram pela presença, confirmando a importância da reunião.
O Pastor Djalma Torres agradeceu a oportunidade de estar presente em significativa solenidade. Djalma que recebeu da Presidência da República, o Prêmio Direitos Humanos 2012, pela sua luta de quarenta anos em favor do diálogo inter-religioso aproveitou para dividir o prêmio com os colegas de caminhada e falar do progresso notado durante estes anos de atividade.
Ana Veloso, representante da Umbanda destacou que: “a umbanda é uma seita muito simples que caminha com Deus. Já o Pe. José Carlos Silva falou da necessidade de um Deus para a sociedade enfrentar problemas crescentes, como a violência urbana e o uso das drogas finalizou o seu discurso cantando um trecho da música  “Pétala” de Djavan: “Por ser exato O amor não cabe em si Por ser encantado O amor revela-se Por ser amor, Invade E fim!!..”
O médium José Medrado destacou a beleza da diversidade, tomando como exemplo um arranjo de flores com várias espécies diferentes. Medrado falou da necessidade de  praticar o bem, do abraço, da atenção ao outro ser humano e conclui pedindo aos participantes que levantassem e abraçassem aqueles que estivessem ao seu lado.
O representante da Associação Israelita da Bahia, Luciano Ariel Gomes, desejou aos presentes, “Shalon”, que significa bem estar completo. Ariel ressaltou que: “o nós é sempre maior do que o eu”.
Makota Valdina falou da importância da junção dos diferentes, afirmou que o preconceito nada mais é que: “o estreitamento da visão”.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PR. DJALMA TORRES RECEBE PRÊMIO DIREITOS HUMANOS 2012



Pr. Djalma Torres ao lado da Presidenta Dilma


O Pastor Djalma Torres recebeu da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República nesta segunda-feira (17), em Brasília, o Prêmio de Direitos Humanos 2012. Em sua 18ª edição o Prêmio consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos.

Protestante, escritor, mestre em Teologia, Djalma Torres, recebeu das mãos da Presidenta da República o prêmio na categoria Diversidade Religiosa, em reconhecimento da sua luta  favor do Ecumenismo e do Diálogo Inter-Religioso.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), também participou da solenidade. Ao todo, foram condecoradas 17 pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvem ações de destaque na área dos direitos humanos. Dilma homenageou os premiados, “que dão voz aos que não têm voz. Falam por aqueles que ninguém defende”.


Confira abaixo a relação dos vencedores desta edição, em suas respectivas categorias:

1- Categoria Dorothy Stang: Luiz Couto
2-  Educação em Direitos Humanos: Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília,
3- Mídia e Direitos Humanos: Tim Lopes,
4- Centro de Referência em Direitos Humanos: Movimento das Mães da Cinelândia,
5- Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua: Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo,
6- Enfrentamento à Violência: Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi
 7- Enfrentamento à Tortura: Maria Margarida Pressburger
 8- Direito à Memória e à Verdade: Centro de Defesa dos Direitos Humanos Grupo Ação Justiça e Paz de Petrópolis,
 9- Diversidade Religiosa: Pastor Djalma Rosa Torres;
10- Garantia dos Direitos da População LGBT: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT;
11- Santa Quitéria do Maranhão: Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza;
12- Erradicação do Trabalho Escravo: Jônatas Andrade;
13- Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente: Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo (OSCEIA);
14- Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa: Terezinha Tortelli;
15- Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Alexandre Carvalho Baroni;
16- Homenagem Especial: Dom Tomás Balduíno e Dom Pedro Casaldáliga;
17- Menção Honrosa: Levante Popular da Juventude de São Paulo



http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/12/12-dez-12-entrega-do-premio-direitos-humanos-2012-sera-na-proxima-segunda-17

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pr. Djalma Torres será homenageado com o Prêmio de Direitos Humanos 2012

                          


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República congratula o Pr Djalma Torres pela conquista do Prêmio Direitos Humanos 2012, na Categoria Diversidade Religiosa. A decisão foi tomada a partir de um processo seletivo, que culminou com a decisão da Comissão de Julgamento, no dia 29 de novembro de 2012 da sociedade brasileira sobre a necessidade do respeito aos Direitos Humanos. Em sua 18ª edição, a cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos ocorrerá na data provável de 17 de dezembro de 2012(aguardando confirmação da agenda da presidenta da República Dilma Rousseff), às 10 horas, no salão Nobre do Palácio do Planalto, Brasília/DF.
O prêmio é uma forma de reconhecimento pelo valioso trabalho que desenvolve em nome dos direitos fundamentais inerentes a todos os seres humanos, cada premiado receberá um troféu e um certificado, assinado pela excelentíssima senhora Presidenta da República Dilma Rousseff.

Djalma Torres, graduado em teologia e em ciências sociais, pós-graduado em História e Cultura da África e Afrodescendência, mestre em teologia. Articulado com o movimento ecumênico através de órgãos como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE). Integra o Conselho Inter-religioso  do Projeto  Egbé de Koinonia, em Salvador. Liderou a Igreja Batista da Graça por cinco anos; Organizou e dirigiu a Igreja Batista Nazareth por mais de trinta anos. Idealizador, fundador e dirigente do Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão (CEPESC). É o responsável pela Fraternidade de Igrejas Evangélicas do Brasil, uma entidade que congrega igrejas e institutos que trabalham com questões religiosas e também está à frente da Igreja Evangélica Antioquia, uma comunidade alternativa composta por protestantes, católicos, espíritas, integrantes do candomblé e pessoas que não são filiadas a nenhuma confissão de fé.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: 

Andréia Salles (71) 8663-0527
Maiara Fernandes (71) 8741-6807/ 9171- 5146