Sobre o CEPESC

Salvador, Bahia, Brazil
CEPESC - Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão. Nasceu do sonho, da utopia e da luta pela criação de um entidade que refletisse, a partir da perspectiva cristã e no contexto da diversidade cultural, social e religiosa brasileira e da Bahia, o mundo dos nossos dias de um modo abrangente e total, ou seja, nas suas dimensões social, econômica, política, educacional e religiosa. Por isso, adotou o lema Dignidade e plenitude da vida e da criação. Organizada em 23 de novembro de 1996, é uma entidade de caráter cultural, educacional, social e religioso. Tem como objetivos estimular, fazer e divulgar pesquisas no campo político, econômico, social, cultural e religioso e realizar trabalhos de educação, sociais, culturais e religiosos. Contato: 3266-5526

terça-feira, 16 de abril de 2013

Viva o Pastor Djalma de Ogum


                     
Jaime Sodré

                       Artigo do meste Jaime Sodré, publicado no Jornal  A Tarde desta segunda-feira , 15.

É isto, o título é estratégico para motivar o leitor ao texto. “Vou fazer a louvação, ao que deve ser louvado, louvando, o que bem merece, deixando o ruim de lado”.
No mínimo estranheza deveria, em outros tempos, causar a visita de um fiel do candomblé a um templo protestante, mas assim o fizemos por obediência à orientação de Ebomi Cidália, que recomendava salutar visita para estreitar laços de amizades, enriquecer o conhecimento e abraçar amigos.
A Igreja Batista de Nazareth, um templo histórico, comemorava 35 anos, uma história de muitas histórias dos irmãos solidários, sempre em busca de novos horizontes inclusivos. O culto solene de aniversário teria como orador o excelente pastor Djalma Torres, do mesmo modo como o “Jantar Teológico”, onde teríamos o privilégio da companhia do pastor Joel Zeferino e pastor Moisés Alves, acolhedores anfitriões. Estes, igualmente ao pastor Djalma, oradores e condutores litúrgicos brilhantes. Só emoção! Acolhidos, estávamos em casa, sem restrições ou olhares de intolerância. Só respeito e carinho.
Muita luta ocorreu, tendo como abrigo essa igreja. Contra a ditadura, em favor da democracia plena, dos direitos humanos, contra as injustiças no campo e na cidade. Em especial, destacamos a participação solidária na luta contra a intolerância religiosa, reconhecimento e respeito à diversidade sexual.
Estimulando o diálogo com as paróquias católicas, comunidades protestantes e movimentos sociais, a igreja alargava o seu horizonte. Pastor Djalma Torres empenhou-se para que a igreja fosse recebida pelo Conselho Latino Americano de Igrejas Cristãs (Clai), na Assembleia de Buenos Aires em 2005, quando o pastor ajudou a criar a Aliança de Batistas do Brasil.
Na “compreensão de que o Reino de Deus é maior do que as suas paredes, sejam físicas ou mentais”, destacamos a disposição do Pastor Djalma Torres em dialogar, compreender e participar como militante ativo contra as manifestações que vinham de grupos religiosos que, numa demonstração de inadaptação de uma convivência inter-religiosa, atacavam o candomblé. Pastor Djalma Torres sempre solícito e amigo dos fiéis do candomblé, reservava um espaço do seu precioso tempo para reuniões ou caminhada junto ao povo de santo, nas sugestões de posturas para a solução desta incompreensão vil.
O pastor Djalma pela sua seriedade e apoio às nossas causas, tornou-se um irmão especial, e para retribuir este seu carinho e solidariedade, o povo de santo, reconhecendo a sua coragem, sinceridade, em um tom alegre, mas respeitoso, desejando ter a honra de integra-lo em nosso meio, resolveu chama-lo de Pastor Djalma de Ogum.
Levando em conta e seguindo a máxima da Igreja Batista Nazareth de que “o que importa são as pessoas”, é para os grupos que necessitam de apoio que o pastor e sua igreja dirigem o melhor de seus esforços.
Também os ministérios e seus respectivos ministros orientam-se por esse princípio, foi assim que o pastor Djalma empenhou sua vida em Nazareth e hoje através do Cepesc e da Igreja Evangélica Antioquia. Outros personagens atuam na mesma lógica do servir, são eles: pastor Eliab Barbosa, pastor Moisés e pastor Joel Zeferino.
Salves os irmãos das diversas religiões que se irmanam em convicções diversas na “ esperança de que o Reino de Deus ou de Olorum seja algo plenamente possível, e por esse ideal vale “gastar a vida”. E como nos revela o texto da Igreja de Nazareth, “ só assim, com resistência, luta e Fé e que vale viver”.
Estreitando os nossos laços, desejamos um axé para o pastor Djalma e muitos anos de vitórias para Igreja Batista Nazareth, que caminhou do centro para o Monte Serrat, para o Garcia, para Brotas e, finalmente, para Nazaré, atual sede. Parabéns pelos 38 anos, que Ogum te dê força e perseverança.
Pastor Djalma, de Ogum, e de todos aquelas que têm a chance da sua amizade sincera, “quem disse, que não somos nada, que não temos nada a oferecer. Repare, nossas mãos abertas, trazendo as ofertas do nosso viver...oôô! Recebe Senhor...Louvado a quem bem merece deixando o ruim de lado...”

Jaime Sodré
Professor Universitário, mestre em História da Arte, doutorando em História Social.

1 comentário:

  1. Esse texto traduz a fio a rica história de respeito e tolerância que uma liderança pode ter. Pastor Djalma é uma figura emblemática na luta contra a intolerância religiosa em Salvador, na Bahia e no Brasil. Quem dera se exemplos assim fosse multiplicados pela sociedade. Meus sinceros respeito a esse homem de fé. Salve Pastor Djalma, Salve Pastor Djalma De Ogum.

    ResponderEliminar